AgroHub, uma plataforma inédita de inovação

Transformação digital no governo brasileiro, conheça o AgroHub

O governo braisleiro iniciou os primeiros passos em direção à criação de um ambiente de inovação online. Nesse sentido, um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) foi estabelecido para desenvolver uma plataforma virtual. Especialmente focada no setor agrícola, a plataforma AgroHub será destinada a facilitar a cooperação entre os diferentes centros de inovação em todo o país. Prevê-se que uma versão inicial do ambiente esteja pronta até julho de 2024.

Integrando Inovação e Colaboração no Setor Agrícola Brasileiro

Bruno Vilela, superintendente do Serpro e encarregado dos processos de transformação digital no governo, descreve o AgroHub como uma plataforma de inovação aberta. O intuito é que ela integre todos os centros de inovação agropecuária do país. Assim, além de unificar os esforços existentes, a plataforma também incentivará a geração de inovação dentro dela própria.

De acordo com Vilela, essa integração será viabilizada pela colaboração entre startups, empresas do setor, instituições de ensino, centros de pesquisa, governo e, evidentemente, os próprios agricultores. Ademais, ele ressalta que a principal vantagem será a obtenção de uma visão abrangente de todo o país. Isso permitirá a adaptação e adoção de tecnologias de uma região para outra, sempre com o propósito de resolver os desafios enfrentados no campo.

Renata Miranda, secretária do Ministério da Agricultura e Pecuária, destaca que o Brasil possui características diversas em suas vastas regiões, o que exige abordagens específicas para cada uma delas. Nesse sentido, por meio da inovação aberta é possível desenvolver políticas públicas mais ajustadas às particularidades locais. Isso permitirá promover estratégias sustentáveis e maior envolvimento das partes interessadas.

Ao contar com suporte multilíngue e aproveitar tecnologias como inteligência artificial, a plataforma estabelecerá uma rede de transferência de conhecimento destinada a identificar soluções inovadoras. Isso buscará atender às necessidades dos agricultores e incentivar o empreendedorismo tecnológico no setor agrícola.

Entenda como o AgroHub vai funcionar


Bruno Vilela explicou ao Food Forum News sobre a plataforma inovadora. Segundo ele, o AgroHub funcionará como uma plataforma que integra diversos atores interessados em inovação, tecnologia e soluções para os problemas enfrentados no setor agrícola. Além disso, ele mencionou que a plataforma abrangerá não apenas aqueles que procuram apoiar e investir em inovação. O AgroHub, entretanto, alcançará também aqueles que já têm soluções para oferecer e até mesmo os que estão procurando espaço para desenvolver novas ideias.

Ele explicou que o objetivo do Ministério da Agricultura é promover e incentivar esse ecossistema, acompanhando o processo por meio da implementação de políticas públicas e revisões regulatórias. O superintendente do Serpro destacou também que as plataformas já existentes, que são valiosas para o setor, serão reconhecidas e fortalecidas. Ademais, Bruno enfatiza que a meta é resolver os problemas imediatos dos interessados. Assim, o AgroHub facilitaria a criação de parcerias, oportunidades de negócios e o desenvolvimento de novos produtos.

Além disso, na entrevista ao Food Forum News, destacou também que o AgroHub atua como facilitador de soluções e oportunidades para as demandas apresentadas pelos produtores rurais, cooperativas e agroindústrias, o que promove a inovação aberta entre todos os envolvidos.

Vilela explica que, de acordo com dados do Observatório da Agropecuária Brasileira, há mais de 2,5 milhões de agricultores familiares e estabelecimentos agropecuários, conforme o Censo do IBGE de 2017. Assim, afirmou que todos esses atores podem se beneficiar de alguma forma pela plataforma.

Como desafios a se superar, Bruno reconheceu as dificuldades de conectividade no campo e as várias iniciativas, incluindo políticas públicas, para fornecer acesso à internet nas áreas rurais. Enfim, ele ressaltou que uma das prioridades da plataforma é garantir acessibilidade, levando em conta as limitações de conectividade enfrentadas pelos usuários.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.