Inovação: cientistas criam capacete que traduz pensamentos em texto

Uma tecnologia inovadora promete revolucionar a comunicação e a vida de pessoas com doenças que impossibilitam a fala, como é o caso do acidente vascular cerebral ou paralisia. Pesquisadores da University of Technology Sydney, na Austrália, desenvolveram um capacete que traduz pensamentos em texto. O aparelho foi apresentado durante a conferência NeurIPS, em Nova Orleans.

Além dessa possibilidade, a tecnologia pode permitir uma melhor interação entre humanos e máquinas na operação de robôs ou mesmo braços biônicos. Para isso ser possível, o capacete é incorporado a um modelo de inteligência artificial (IA) desenvolvido pelos pesquisadores e chamado de DeWave. Essa IA traduz a atividade elétrica cerebral em palavras e frases depois de aprender com grandes quantidades de dados.

Os testes foram conduzidos com 29 participantes. Eles vestiam o capacete e liam silenciosamente trechos de um texto. O aparelho registrava a atividade elétrica cerebral no couro cabeludo por meio de um eletroencefalograma.

“Esta pesquisa representa um esforço pioneiro na tradução de ondas brutas de eletroencefalograma diretamente para a linguagem, marcando um avanço significativo no campo. É o primeiro a incorporar técnicas de codificação discreta no processo de tradução cérebro-texto, introduzindo uma abordagem inovadora à decodificação neural. A integração com grandes modelos de linguagem também está abrindo novas fronteiras na neurociência e na IA”, afirmam os autores.

Em um comunicado emitido pela universidade, os pesquisadores relataram que o capacete que traduz pensamentos em texto consegue reconhecer verbos com mais facilidade do que substantivos. “Quando se tratava de substantivos, vimos uma tendência para sinônimos em vez de traduções precisas. Quando o cérebro processa palavras semanticamente semelhantes, essas palavras podem produzir padrões de ondas cerebrais parecidas”, disseram. A pontuação de precisão da tradução está atualmente em torno de 40%.

(Fonte: Canal Tech)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.