Fiscalização apreende 355 toneladas de sementes irregulares no MT e MS

Operações de fiscalização coordenadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), durante os meses de outubro e novembro, resultaram na apreensão de 355 toneladas de sementes irregulares. As ações, que acontecerem nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tiveram o objetivo de intensificar a fiscalização de sementes de espécies forrageiras de clima tropical produzidas e comercializadas no país, evitando assim o risco à defesa agropecuária.

Os alvos foram estabelecimentos produtores, reembaladores e de análise de sementes. De acordo com o ministério, a fiscalização ocorreu mediante análise documental; inspeção de instalações, equipamentos e produtos; e coleta de amostras de sementes para análise oficial de identidade e qualidade.

“A fiscalização de sementes busca não apenas garantir aos consumidores a oferta de sementes com identidade e qualidade garantidas; mas também proteger produtores e reembaladores de sementes idôneos da concorrência desleal representada pela pirataria”, destaca o chefe da Divisão de Sementes, Bruno Roncisvale.

Foto: Divulgação/Mapa

No Mato Grosso a inspeção foi realizada por auditores fiscais federais agropecuários do Mapa em 12 estabelecimentos localizados nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Canarana e Água Boa. Nesses locais foram apreendidas 78 toneladas de sementes irregulares e lavrados três autos de infração.

Já no Mato Grosso do Sul, a ação teve o apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Foram fiscalizados 28 estabelecimentos nos municípios de Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. No total, 277 toneladas de sementes irregulares foram apreendidas, além da suspensão temporária das atividades de um estabelecimento. Durante essa operação também foram lavrados 12 autos de infração.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.