Pesquisadores criam dispositivo que pode reproduzir fotossíntese para gerar energia

Pesquisadores do Centro de Física da Escola de Ciências da Universidade de Minho (UMinho), em Portugal, desenvolveram um dispositivo que pode reproduzir a fotossíntese para gerar energia. O produto, inspirado na natureza, absorve a energia solar convertendo-a em eletricidade.

O objetivo, segundo afirma Sara Núñez-Sánchez, responsável pela pesquisa, que atualmente possui nove parceiros de cinco países e que já captou 3.6 milhões de euros do Programa Pathfinder da União Europeia, é facilitar a adaptação às mudanças causadas pela crise climática.

De acordo com o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Espanha, parceiro no projeto, o dispositivo contará com estruturas nanométricas e também propriedades necessárias para a absorção e transporte de energia (de modo a produzir eletricidade) e de controle térmico (para resfriar sem gastar energia, replicando-se o processo que a Terra faz no deserto, por exemplo).

Conforme divulgou a UMinho, o dispositivo que pode reproduzir fotossíntese será aplicado nas superfícies dos objetos como se fossem tintas. Com isso, eles pretendem cobrir elementos urbanos, desde carros a casas, que serão capazez de produzir energia enquanto controlam sua temperatura, adaptando-se às necessidades climáticas de cada região.

“Poderá ser uma solução para muitos problemas energéticos atuais e vários dos desafios da Agenda 2030 da ONU”, afirmou Sara Núñez-Sánchez. “Estabeleceremos as bases de uma nova tecnologia que terá impacto em áreas além das tecnologias de gestão de energia, tais como a forma como transportamos informação de uma forma mais sustentável, reduzindo assim a nossa dependência de materiais críticos”, disse. .

(Fonte: UMinho)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.