Conheça a madeira engenheirada: o inovador e sustentável concreto do futuro

Quando você pensa em uma casa de madeira, o que vem à mente? Você já pode dar adeus àquela concepção de casa antiga e dizer olá às construções modernas. De acordo com especialistas da engenharia civil, a madeira engenheirada garante sustentabilidade e inovação aos novos edifícios e promete ser o futuro da construção.

Países como Noruega, Suíça e Austrália já apostam no material com arranha-céus surpreendentes. O mais alto, que ficava na Noruega, tem 85 metros. Em 2022 o Ascent, nos Estados Unidos, superou ele por um metro em altura. Para entrar nesse duelo de gigantes vem o Canadá, local onde está sendo construída uma torre de mais de 100 metros de altura.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a utilização deste método chama a atenção, pois está associado ao ESG (Environmental, Social and Governance), à inovação, tecnologia e uso de recursos renováveis na indústria. Além disso, a madeira armazena carbono e é mais sustentável que o concreto e o aço.

Torre de madeira que está sendo construída no Canadá — Foto: Divulgação/Perkins Will

Componentes estruturais como vigas, pilares e lajes já podem ser construídos em madeira graças à tecnologia dos processos industriais utilizados na fabricação da madeira engenheirada. Conforme divulgou a CBIC em seu site, o fato de o material ser leve permite que possa ser utilizado em expansões verticais, sem a necessidade de grandes reforços na estrutura original.

Os especialistas ainda afirmam que os prédios feitos em madeira são pré-fabricados e só depois levados para os canteiros para serem montados. Isso acaba tornando todo o processo mais limpo e rápido, diminuindo também o consumo de energia e água.

 Foto: Divulgação/Dengo

Outro ponto interesante sobre isso é que muita gente relaciona o uso de madeira para construção com o desmatamento, mas não é bem assim que acontece. A matéria-prima, nesse caso não vem da vegetação nativa, mas de florestas plantadas, que são cultivadas exclusivamente para a comercialização de madeira.

Mas, talvez a maior pergunta sobre a utilização do material seja: “mas, e se pegar fogo?”. Atualmente existem produtos especiais que são aplicados ao material para que o fogo não se propague. Especialistas também fazem inúmeros testes utilizando madeira engenheirada e fogo. Basicamente, eles construem casas para queimar e o resultado mostrou boa resistência.

Um estudo, de 2022, da revista científica “Nature”, divulgado pelo G1, mostrou que se 90% dos novos moradores das cidades morarem em construções de madira até 2100, a redução de gases do efeito estufa será de 106 gigatoneladas. Será esse o futuro das construções?

(Com informações da CBIC, G1 e CNN)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.