Erupção de vulcão submarino forma nova ilha no Japão

Um vulcão submarino, localizado na costa de Iwo Jima, no Japão, entrou em erupção e, como consequência, acabou formando uma nova ilha. A atividade vulcânica começou no último dia 30 e deu origem a massas rochosas ao norte do local da erupção. Especialistas acreditam que a área deve crescer se a atividade continuar.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Tóquio, já faz algum tempo que o magma tem entrado em erupção debaixo d’água, fazendo com que ele se solidifique como rocha abaixo da superfície. Uma série de tremores vulcânicos foram detectados com uma alta frequência, em Iwo Jima desde 21 de outubro, seguidos por erupções na costa sul.

Quando o magma solidificado se acumulou, ele começou a romper a superfície, formando a nova ilha. Cientistas que sobrevoaram o local viram um jato vertical de cor preta, que são detritos (magma solidificado), e água jorrando para cima. Contudo, deste sexta (3), a erupção começou a mudar e a emissão de cinzas vulcânicas continuou de forma explosiva.

A probabilidade de a ilha permanecer para sempre é grande, se a atividade vulcânica continuar, já que o fluxo de lava ajudará a protegê-la, mas as áreas que não têm lava podem ser destruídas.

Outra ilha já foi formada dessa forma

Em 2013 outra ilha já teria se formado dessa mesma maneira. Ela está localizada na cadeia de Ogasawara. Nishinoshima é outro local formado a partir de uma erupção vulcânica subaquática, que eventualmente atingiu cerca de 2 quilômetros de diâmetro. Sendo assim, a nova ilha pode se fundir com Iwo Jima se a erupção continuar.

(Fonte: Canal Tech)

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.