A Amazon anunciou recentemente, durante o evento “Delivering the Future”, o mais novo “integrante da equipe” do Prime Air – seu serviço de entregas pelo ar. O novo drone da Amazon vai permitir que a empresa atenda àquela emergência entregando suas as encomendas na porta da sua casa em até 60 minutos Será que em breve poderemos apenas olhar para o céu, ao invés de ficar atualizando a página de rastreio a cada 5 minutos?
A empresa já realiza entrega de produtos utilizando drones desde 2022. Contudo, esse serviço está restrito a poucas localidades, como a Califórnia, por exemplo.
De acordo com informações divulgadas pelo site Tech Tudo, o executivo da Prime Air teria dito durante o evento que a Amazon está ampliando a modalidade de entrega para outros lugares, incluindo mais cidades americanas e para a Itália e o Reino Unido até o final do ano. A intenção é entregar 500 milhões de pacotes por ano até 2029.
Detalhes do novo modelo de drone da Amazon
Para atingir o objetivo audacioso, a empresa apostou em um novo modelo de drone. Os equipamentos em operação atualmente, identificados como MK27-2, fazem entregas de pacotes que não ultrapassem o tamanho de uma caixa de sapato e o peso máximo de 2 quilos. O tempo é de uma hora entre o tempo de compra e a entrega.
O novo drone da Amazon recebeu o nome de MK30 e mantém algumas das mesmas limitações de entrega do anterior. Todavia, ele pode chegar a mais lugares e tem uma maior percepção de espaço e obstáculos, maior tolerância a temperaturas variadas e trabalha sob chuva e neblina.
Como funciona Prime Air?
Caso você more em uma das cidades atendidas pelo Prime Air, é necessário saber que precisa fazer um cadastro e passar por uma pré-aprovação com a Amazon. Através de um telefone de atendimento o cliente deve informar quais são as características do quintal onde a encomenda deverá ser entregue.
Mesmo a entrega por drone tem frete grátis para os assinantes do Amazon Prime.
Então, após essa aprovação, a entrega acontece de uma forma simples. Após a compra ser realizada, o pacote é carregado na parte inferior do drone, que voará até o endereço de entrega. O drone então se posiciona em uma área aberta e solta o pacote de uma altura de cerca de 4 metros. Após a entrega ser feita, o equipamento volta a subir e retorna ao centro de distribuição.
O tempo entre a compra e a entrega é de no máximo uma hora. Uma notícia boa aos consumidores, já que a empresa afirmou que planeja começar a fazer entregas de remédios por meio deste serviço.
Apesar de muito legal, essa tecnologia ainda não tem previsão de ser disponibilizada no Brasil.
(Com informações do Tech Tudo e da Info Money)