Usina em Fortaleza pode colocar a internet do Brasil em risco 

O projeto de uma usina de dessanilização, em Fortaleza no Ceará, está preocupando muita gente. Isso porque, de acordo com empresas de comunicação, a usina colocaria em risco a internet no Brasil. A votação para a construção, ou não, da unidade, que seria feita nesta quinta-feira (19), foi adiada.

O risco, segundo TelComp, associação de operadoras do Brasil composta por representantes de órgãos públicos, universidades e instituições da sociedade civil, é de que a estrutura da unidade poderia romper os cabos de fibra óptica que chegam de outros países e garantem o fornecimento de internet por aqui.

Objetivo da usina

Segundo informações do G1, o objetivo da construção dessa usina é remover o sal da água para, assim, aumentar a oferta de água potável para a população da Grande Fortaleza. Mas, o medo de “desconectar” o Brasil tem feito esse projeto ser questionado por inúmeros especialistas;

Contudo, de acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável pela usina, esse medo é infundado, já que a companhia alterou o projeto inicial e retirou parte da estrutura da usina de perto dos cabos.

Porém, especialistas afirmam que apesar da distância o risco de rompimento do cabeamento é permanente, já que a usina estará em constante atividade, fazendo a sucção da água do assoalho oceânico, causando uma mudança no fundo do mar, o que pode alterar a topografia da região. Isso moveria os cabos, que podem se romper em algum momento.

(Fonte: G1)

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.