Para oferecer atendimento aos animais em situações de desastre, o Governo do Paraná publicou na última sexta-feira (06) um decreto que cria a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad). A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).
A rede, que visa a assistência aos animais da fauna doméstica e silvestre, tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais. “É uma iniciativa inovadora que mostra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a vida. A Remad vai fortalecer as capacidades de proteção aos animais. Além disso, as comunidades serão beneficiadas com um atendimento mais organizado e estruturado, com profissionais qualificados para o atendimento dos animais”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.
Segundo ele, a Remad é uma rede colaborativa que conta com a participação de diversos setores da sociedade. Para isso, serão estabelecidos protocolos e diretrizes para atuação integrada dos órgãos envolvidos. Além disso, o programa espera contar com a participação de voluntários especializados no manejo de animais em desastres.
Conforme divulgou o Governo do Paraná, compõem a rede, além de Sedest, Defesa Civil e CRMV, o Instituto Água e Terra; a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Meio Ambiente; a Adapar, e o Conselho Regional de Biologia.
Representantes dessas instituições farão parte da coordenação da Remad. Os responsáveis se reunião periodicamente para planejar, monitorar e avaliar as atividades da rede, que terá um sistema de comunicação e informação para compartilhar dados e experiências entre os participantes.
“Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres, ampliando o cuidado já existente. Ela reforça também a essência da Defesa Civil, que é a participação integrada entre órgãos públicos e sociedade civil em prol do bem maior que é a vida. O Paraná está mostrando mais uma vez sua capacidade de inovação, com uma estrutura que vai garantir o atendimento técnico e de qualidade no manejo de animais em desastres”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, a Remad foi inspirada na Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), que é uma rede de voluntários especializada em comunicação via rádio ligada à Defesa Civil que auxilia em situações de emergência. A REER existe desde 2002 e tem se mostrado eficiente e atuante ao longo dos anos, auxiliando no apoio específico aos desastres.
(Fonte: AEN)