Jaqueta com ventilador é alternativa curiosa para enfrentar calor extremo no Japão

As mudanças climáticas estão aquecendo o planeta e 2023 pode ser o ano mais quente da história! No Japão, para enfrentar essa intensa onda de calor, as pessoas encontraram soluções curiosas. Uma das alternativas é a jaqueta com ventilador. Chamada de fan-jakketo, a peça está sendo muito usada por profissionais que trabalham ao ar livre, como carpinteiros, construtores e fazendeiros.

A invenção da jaqueta com ventilador é do ex-engenheiro da Sony, Hiroshi Ichigaya. A inspiração para a criação, de acordo com ele, surgiu em uma viagem que fez para o sudeste da Ásia em 1988.

Divulgação/Makita

Em 2004 os primeiros modelos foram lançados no mercado, porém eles possuíam defeitos, como a curta duração da bateria. Em 2009 o produto foi relançado e outras empresas começaram a criar suas próprias versões. Atualmente existem diversos modelos equipados com baterias especial que mantém os ventiladores a funcionando por mais de 60 horas.

O gerente assistente da divisão de assuntos gerais da Makita, fabricante de ferramentas que também tem uma linha de jaquetas com ventilador, Daisuke Seiki, disse que épocas em que a temperatura aumenta impulsionam a demanda pelo equipamento.

Outra inovação japonesa para enfrentar as altas temperaturas, desenvolvida em um programa de aceleração de startups da Sony, é o Reon Pocket, é o ar-condicionado portátil. O produto é encaixado no pescoço e fica dentro da roupa.

Utilizando um “modo de resfriamento inteligente”, os sensores da tecnologia detectam comportamentos como andar e ajustam automaticamente o nível de resfriamento, mantendo o confortol e prolongando a vida útil da bateria.

Se você ficou curioso sobre quanto custa uma peça com essa tecnologia, é possível comprar um jaqueta com ventilador na Amazon por R$692,41.

(Com informações do Canal Tech)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.