O Google lançou o Bard no Brasil nesta quinta-feira (13), chegando também à Europa. O Bard é um chatbot do Google que rivaliza com o ChatGPT, e oferece uma experiência separada e complementar à pesquisa do Google.
Com suporte a mais de 40 idiomas, incluindo português, árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol, o Bard busca combinar conhecimento mundial com modelos de linguagem poderosos e criativos.
Ele utiliza informações da internet para fornecer respostas novas e de alta qualidade, oferecendo recursos como resumo de tópicos complexos, geração de textos criativos, dicas de viagem, brainstorming e programação em diversas linguagens.
Recursos do Bard
A ferramenta permite aos usuários ajustar o tom e o estilo das respostas, fixar e renomear conversas do histórico, exportar códigos para diferentes locais, compartilhar respostas com amigos e integrar-se ao Google Lens para utilizar imagens em comandos.
A chegada do IA ao Brasil ocorre meses após o sucesso viral do ChatGPT, e coloca as duas empresas em uma disputa pela liderança no campo da inteligência artificial.
O Google enfatiza que o Bard é uma ferramenta em experimentação e espera ouvir o feedback dos usuários para aprimorá-lo. A empresa também destaca o compromisso em utilizar a ferramenta de forma responsável, indicando a fonte das informações geradas por ele.
Polêmicas envolvendo o Bard
É importante ressaltar que o Google atualizou sua política de privacidade, incluindo a possibilidade de uso de dados públicos da internet para treinar suas IA. Apesar disso, o Google afirma que a Inteligência Artificial não utiliza dados pessoais privados dos usuários de seus serviços.
Embora o Bard já tenha enfrentado polêmicas, como acusações de ser inútil e perigoso, e de ter sido treinado usando tecnologias da OpenAI, o Google nega essas alegações.
Como usar
Para utilizá-lo em português, basta acessar bard.google.com, fazer login com uma conta Google e digitar comandos na tela de prompt.
Com suas funcionalidades variadas e o suporte ao idioma português, o Bard chega ao Brasil como uma opção para criar conteúdo, obter informações, realizar tarefas e interagir de forma criativa e produtiva.