O Metaverso chegou ao agronegócio: mas o que isso significa, de fato?

O setor do agronegócio no Brasil ingressou na competição global do metaverso por meio de três plataformas dedicadas exclusivamente a esse segmento.

Depois que o Facebook mudou seu nome para Meta, o conceito de metaverso ganhou destaque e várias empresas iniciaram uma corrida tecnológica para combinar o mundo físico com o digital, criando o conceito de “figital”. 

Com isso, o agronegócio brasileiro, sendo um setor com alta adoção de tecnologia, seguiu essa tendência. Nos últimos meses, três projetos exclusivos foram lançados no país, buscando ser pioneiros nessas plataformas.

O Brasil Agriland criou um metaverso que permite interações entre os agentes do setor. O Agrispace pretende impulsionar toda a cadeia produtiva do agronegócio, compartilhando técnicas e tecnologias. Por fim, o AgroVersus se concentra na coleta de dados agrícolas para oferecer uma plataforma de treinamento, tornando a produção mais eficiente.

Aplicações do metaverso no agronegócio

As aplicações do metaverso no agronegócio têm o potencial de gerar mudanças para o setor, abrangendo eficiência operacional, segurança no trabalho, produtividade e rentabilidade.

Dessa forma, Uma das áreas beneficiadas é a eficiência operacional, com a possibilidade de monitorar remotamente as atividades agrícolas, otimizar processos e automatizar tarefas, realizadas em maior agilidade e redução de custos.

  1. Capacitação e treinamento de funcionários

Dentro do metaverso, os colaboradores têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades em um ambiente virtual, sem o risco de causar acidentes ou perdas financeiras. 

Essa tecnologia desempenha um papel crucial no treinamento e capacitação de profissionais em várias áreas do agronegócio, abrangendo desde o trânsito de equipamentos até a gestão de equipes.

  1. Simulação de plantações e colheitas

A aplicação da tecnologia possibilita a simulação de colheitas e cultivos em diversos ambientes. O que possibilita aos agricultores a experimentação de diferentes estratégias de plantio, fertilização e colheita. 

Além disso, essa abordagem oferece a oportunidade de tomar decisões embasadas para otimizar as operações agrícolas.

  1. Imersão completa na experiência do consumidor

A combinação de realidade aumentada, realidade virtual e metaverso possibilita a criação de experiências imersivas para os consumidores, aproximando-os da realidade das atividades agrícolas. 

Assim, esses ambientes podem oferecer uma representação autêntica de como a produção agropecuária ocorre, promovendo uma conexão mais profunda entre os clientes e as propriedades rurais.

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