Público das feiras ExpoFrísia e Digital Agro ultrapassa expectativa e soma mais de 10 mil pessoas

Os três dias da 16ª ExpoFrísia, evento voltado ao agronegócio, e do 6º Digital Agro, de inovação para a agropecuária digital, tiveram recorde de público superando as estimativas da Frísia, cooperativa organizadora das feiras com o apoio técnico da Fundação ABC. Os eventos, que aconteceram de forma simultânea entre os dias 27 e 29 de abril, apresentaram uma mescla de teoria e prática, palestras e uso aplicado de tecnologia, para levar ao público o que está sendo trabalhado atualmente e quais as tendências. Tradição na ExpoFrísia, o julgamento dos animais da raça holandesa foi uma das principais atrações.

A edição deste ano das feiras contou com 85 marcas expositoras, que completaram com qualidade a programação, seja na exposição nos estandes ou nas Demozones, com apresentação de drones agrícolas, máquinas de ordenha robotizada, entre outros. 

Palestras

As palestras também foram o ponto alto das feiras. No dia 29, último dia de evento, o público teve acesso a assuntos como ESG, passando por certificação agrícola, tendências e oportunidades no mercado de energia elétrica até tecnologia e inovação para a produção sustentável. 

A líder da equipe de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  Sibelle Silva, destacou como o uso da tecnologia faz poupar terra. Essa questão é extremamente importante, já que há no horizonte a possibilidade da população mundial chegar a 9,7 bilhões de habitantes em 2050, ou seja, com o consumo aumentando em 60%.

Julgamentos

Os julgamentos das raças Holandesa Vermelha e Branca (HVB) e Holandesa Preta e Branca (HPB), o Clube de Bezerras e a Copa dos Apresentadores marcaram o segundo e o terceiro dias da ExpoFrísia. 

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH),  responsável pela organização dos julgamentos, apresentou os vencedores da atual edição da feira. Para a raça Holandesa Preta e Branca, a Grande Campeã foi Harm Engeltje Abs Butler 5013, de Lucas Rabbers, seguido de Fini Doc Maaike 9669, da Agropecuária Fini Ltda., e Arm Robina Lambda 887, de  Armando Rabbers.

O melhor criador e expositor foi a Agropecuária Fini Ltda., seguido de Armando Rabbers e Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer. 

Já para a Holandesa Vermelha e Branca, a Grande Campeã foi Adrimar Baronesa Swingman 1292 TE, seguida de Adrimar Baronesa Swingman 1207 FI e Adrimar Baronesa Diamondback , todas de Adriaan Frederik Kok.

O melhor criador e expositor foi Adriaan Frederik Kok, seguido de Alessandro H. Dekkers e/ou Marisa Caus Dekkers e Raphael Cornelis Hoogerheide.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.

Saiba mais em frisia.coop.br.

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.