Primeira impressora 3D de Lego é capaz de produzir pele humana 

Encontrar soluções inovadoras para as mais diversas questões não é tarefa fácil. Porém, às vezes, a resposta pode estar em uma brincadeira de criança. Quem nunca brincou com aqueles blocos de montar, criando casinhas ou carrinhos? Mas, um grupo de pesquisadores da Cardiff University, no Reino Unido, foi além e construiu a primeira impressora 3D de Lego e ela foi capaz produzir pele humana.

O experimento, segundo os desenvolvedores, é muito mais barato do que as impressoras 3D já existentes no mercado. Ele custa cerca de £ 500 (3,1 mil reais) para ser construída e tem o projeto aberto para a replicação em outros laboratórios pelo mundo.

De acordo com o artigo publicado pelos cientistas na revista Advanced Materials, a ferramenta oferece um sistema de aprendizado para construção mecânica, robótica, codificação, microfluídica e biologia celular. Isso torna a plataforma versátil para pesquisa, educação e engajamento científico, fazendo dela mais do que apenas uma ferramenta de laboratório para bioimpressão.

Porque desenvolver uma impressora 3D de Lego?

O motivo da impressora 3D ser feita de Lego vai além dos blocos serem relativamente baratos. As peças são produzidas com altíssima precisão e são padronizados, ou seja, a receita da construção funciona da mesma forma no Reino Unido e no Brasil.

Os cientistas afirmam, em seu estudo, que a impressora 3D de Lego possui toda a precisão necessária para construir material biológico sensível, como a pele humana. É possível ainda, utilizando diferentes bicos, criar uma pele saudável, doente ou até mista. Essa possibilidade é cientificamente importante, já que assim será possível acompanhar resultados de efeitos de medicamentos ou produtos químicos.

“Em um momento no qual o financiamento da pesquisa é tão limitado, estamos oferecendo uma alternativa de código aberto e acessível a um equipamento vital que está além dos orçamentos da maioria dos pesquisadores”, afirmam os autores Sion Coulman, Chris Thomas e Oliver Castell, para o site The Conversation.

Veja, abaixo, a impressora 3D de Lego funcionando:

(Com informações do Canal Tech)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.