Uma nova bateria sustentável à base de coco limão e madeira foi desenvolvida por pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology, na Suécia. Ela é capaz de aquecer e resfriar e pode ajudar na economia de energia com ar condicionado. A descoberta foi publicada no fim de março na revista científica Small.
O produto inovador pode armazenar frio e calor. Segundo os cientistas, além da luz solar, qualquer fonte de energia é capaz de recarregar a bateria e cerca de 100 quilos do material podem economizar 2,5 kWh por dia, aproximadamente, em aquecimento ou resfriamento.
Como a bateria sustentável funciona?
Para que a bateria sustentável funcione, a estrutura de madeira é preenchida com uma molécula à base de cítricos (acrilato de limoneno) e uma molécula à base de coco. Então quando aquecido, o acrilato de limoneno se transforma em um polímero de base biológica, restaurando a resistência da madeira e permitindo a penetração da luz. As moléculas do coco ficam presas no material e possibilitam o armazenamento e liberação de energia.
Conforme explicam os responsáveis pelo projeto, na publicação, as moléculas de coco podem passar do estado sólido para líquido, que absorve energia, ou de líquido para sólido que libera energia. Assim, é possível aquecer ou resfriar o ambiente.
A ideia é usar a criação em casas, edifícios e também em estufas, colaborando com a redução do consumo de energia.
(Com informações do Canal Tech)