Cientistas do Instituto Coreia de Ciência e Tecnologia (KIST) estão desenvolvendo uma espécie de membrana que filtra água e gera energia. O produto consegue purificar a água, tornando-a potável, ao mesmo tempo em que gera energia elétrica. O dispositivo poderia filtrar, até mesmo, água do esgoto. Encontrar essas alternativas sustentáveis para gerar energia é o grande desafio da atualidade.
O produto é feito de um material que une um polímero condutor e um gerador de eletricidade. Ambos são ligados a uma membrana porosa que filtra a água e produz água potável. Enquanto esse processo acontece, a água flui perpendicularmente à membrana, fazendo com que os íons se movam em uma direção horizontal, gerando corrente direta.
O filtro desta membrana que filtra água e gera energia é capaz de repelir mais de 95% de materiais contaminantes com diâmetros menores do que 10 nanômetros (o equivalente a 1 parte de 100.000 milhões de um metro). Assim, qualquer microplástico ou partícula de metal pesado pode ser retirado da água. Os cientistas afirmam que é possível produzir energia contínua por mais de 3 horas usando apenas 10 microlitros (0,01 mL) de água.
A boa notícia é que essa membrana poderá ser comercializada facilmente. A equipe, inclusive, já produziu para uma fábrica real, estudando a geração de energia e testando a melhoria de qualidade da água para conseguir atingir a categoria de água potável.
O que vem por aí?
Futuramente os pesquisadores pretendem atualizar o design do produto para um que consiga oferecer água de uma maneira fácil de se beber. Essa é uma forma de avançar nas tecnologias de fabricação das membranas e da purificação de água de forma sustentável e que gere energia de maneira segura.
Para que tudo se desenvolva, os pesquisadores dependem ainda de financiamentos.
(Com informações do Canal Tech)