Um desenvolvedor de software do Google Índia, Sukuru Sai Vineet, criou o GitaGPT, um programa baseado no GPT-3 que usa as palavras do Bhagavad Gita para fornecer soluções para as questões de uma vida. O GitaGPT analisa as perguntas exatas dos usuários e, em seguida, responde. A IA pode oferecer conselhos em situações específicas, como lidar com o luto ou descobrir o propósito de alguém.
O ChatGPT se tornou o assunto do memento, alguns analistas de mercado dizem que um dia ele pode substituir o mecanismo de busca do Google. Vendo toda essa movimentação, a Google também anunciou o novo e aprimorado chatbot Bard.
“Bard procura combinar a amplitude do conhecimento do mundo com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. Ele se baseia nas informações da Web para fornecer respostas novas e de alta qualidade. O Bard pode ser uma saída para a criatividade e um lançamento de curiosidade”,
Disse Sundar Pichai, CEO da Google e Alphabet Inc
O que é o Bhagavad Gita?
O Bhagavad-Gita é um capítulo do Mahabharata, um dos mais longos épicos clássicos indianos. É considerado entre os praticantes como o texto sagrado mais importante do hinduísmo. Apesar de ser um capítulo pequeno, consegue transpor os ensinamentos de todos os Vedas.
A obra é um diálogo entre Arjuna e Krishna – que é o condutor da carruagem do jovem guerreiro. O conflito começa quando o ambicioso Duryodhana, filho de Dhritarastra, tenta a todo custo derrotar os Pandavas.
Krishna explica a Arjuna que a batalha é um conflito interno, que enfrentamos em nossa vida diária. O jovem guerreiro decide, então, desistir da luta, já que não pode lutar contra aqueles que ama. Ao longo dos 18 capítulos do Bhagavad-Gita, Krishna ensina sobre yoga e seus valores.