Uma fazenda em forma de violão está virando atração na cidade de Córdova, na Argentina. O local, que tem 2,5 quilômetros de extensão, conta com mais de sete mil árvores que, juntas, formam a imagem do instrumento. O motivo para criar um lugar em um formato tão inusitado é especial.
Graciela Yraizoz era uma jovem amante de música. O sonho dela era ter um lugar perfeito para morar com seu marido, quando formasse uma família. Ela planejava ter uma fazenda repleta de árvores com formato de violão. Contudo, aos 25 anos, antes de ver seu sonho sendo realizado, Graciela acabou falecendo em decorrência de um aneurisma cerebral.
Para homenageá-la, Pedro Martín, seu marido, decidiu realizar o grande desejo da amada. Em 1977 ele resolveu plantar em sua fazenda uma enorme área em formato de violão. O local foi batizado de La Guitarra.
Um fato curioso nessa história é que as árvores utilizadas são diferentes umas da outras. No contorno foi utilizado o cipreste-da-califórnia, por conta de suas folhas mais escuras. Para formar as cordas, plantaram eucalipto-da-Tasmânia, com folhas levemente azuladas. E para a boca (parte circular do instrumento) escolheram o pinus-cipreste, que possui folhas mais claras.
De acordo com Ezequiel, o filho do casal, eles levaram cerca de 35 anos para que o projeto ficasse exatamente como queriam. Hoje a fazenda está aberta para visitação do público.
Pedro Martín faleceu em 2019, com 79 anos de idade. Atualmente o responsável por cuidar do espaço é seu filho.
(Com informações do Canal Rural)