Pesquisadores criam tomate em forma de amendoim

Em um estudo inédito, cientistas desenvolveram um tomate em forma de amendoim. Os pesquisadores da Escola de Pós-Graduação em Ciências Bioagrícolas, em parceria com a Universidade de Nagoya, a Organização da Universidade Nacional de Tokai, todas do Japão, e a Universidade Agrícola de Huazhong da China, obtiveram o resultado graças à modificação genética. A pesquisa foi publicada na revista científica internacional “Journal of Experimental Botany” em dezembro do ano passado

A forma do fruto, de acordo com os pesquisadores, tornou-se um objetivo importante na criação de tomates para diversos fins culinários. Portanto, através da tecnologia desenvolvida, os estudiosos esperam que seja possível a criação e entrega de tomates em formatos diferentes e inéditos aos consumidores.

Tomate em forma de amendoim

Segundo a publicação, para conseguir um tomate em forma de amendoim foi preciso identificar os genes responsáveis pela forma e pela cor e então utilizar as informações para desenvolver tecnologias de melhoramento inovadoras. “Identificamos que o SlMYB3R3 (genoma) está envolvido na determinação da forma do tomate e revelamos que a forma do fruto pode ser alterada pela edição de genes”, explica a publicação.

Os pesquisadores afirmam ainda que seu estudo “têm o potencial de alterar a forma do fruto como parte do melhoramento molecular das culturas frutíferas”.

(Com informações do Agrolink)