Empresa norte americana está desenvolvendo um pelotão de robôs que elimina pragas

Uma empresa norte americana está desenvolvendo o que chamam de um “pelotão de robôs” que elimina pragas das lavouras em larga escala. Segundo a GreenField, o GrassBots tem ainda o potencial de reduzir, e até mesmo eliminar, os produtos químicos em plantações.

De acordo com uma reportagem da Forbes, três protótipos de linha única do GrassBot já foram criados e testados. Porém, a empresa planeja lançar uma máquina maior. O início dos testes está previsto para 2023 e, se tudo sair como o esperado, a tecnologia poderá ser usada por qualquer agricultor dos EUA.

A tecnologia inovadora utiliza uma abordagem mecânica que possibilita uma redução significativa no uso de herbicidas em aplicações agrícolas de larga escala. “Os robôs permitem o melhor dos dois mundos, o retorno ao método mecânico de cuidar das plantações, mas sem o uso de produtos químicos nocivos, criando um ambiente de benefícios trazidos pela agricultura regenerativa”, disse à Forbes o CEO da GreenField Inc., Clint Brauer.

Outra novidade é que os produtores rurais não vão precisar comprar e manter um “pelotão de robôs que elimina pragas”. Ao invés disso, a GreenField vai oferecer o serviço chamado de “Robots-as-a-service”, cobrando por serviço prestado. Eles afirmam ainda que chegarão às propriedades como um “pelotão de robôs” que irá acabar com as ervas daninhas.

Os robôs já estão sendo utilizados em grandes fazendas que plantam sorgo no Kansas (EUA) e chamando a atenção de quem passa. Isso acontece graças a parcerias com as empresas Canidae e a Snacktivist Foods. “Em 2022, nosso segundo ano de faturamento em fazendas, o WeedBot foi adotado em 13 áreas de cultivo em nove fazendas, cortando ervas daninhas entre fileiras de sorgo (milho), soja e algodão. Estamos prototipando vários outros recursos e também os testaremos na próxima safra”, afirmou Brauer.

(Com informações da Forbes)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.