Ilustração de cofre de porquinho quebrado

Itaú revisa as Projeções para 2023

Banco Itaú revisa suas projeções para o desempenho da economia do País para o próximo ano e para 2024. Banco diz que elevação do teto de gastos previsto na PEC de Transição aumentará dívida pública e causará efeito cascata, elevando inflação e juros a taxas mais altas.

A taxa Selic ao final de 2023, anteriormente calculada em 11%, subiu para 12,5%. No caso da inflação, a estimativa do IPCA também saltou, de 5,0% para 5,7% no novo cenário. Segundo o Itaú, a licença de gastos significa um maior impulso à atividade econômica.

PIB deve avançar 0,1% no quarto trimestre de 2022 e fechar o ano com crescimento de 3%. Para 2024, a manutenção da taxa Selic em dois dígitos deve continuar limitando o crescimento do PIB, projetado em 1,0%. A taxa de desemprego recuou para 8,3% (de 8,7%) com ajuste sazonal.

Itaú: Equilíbrio fiscal não é incompatível com responsabilidade social, pelo contrário, é condição necessária para ganhos sociais sustentáveis. O banco sugere medidas relacionadas a despesas e receitas para evitar o ciclo de baixo crescimento e inflação e juros altos. “Do lado das despesas, há espaço para uma economia significativa com uma reforma administrativa”, diz o relatório.

Fonte/Crédito: Itaú

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.