Conheça a tecnologia por trás das bolas recarregáveis da Copa do Mundo

A Copa do Mundo do Catar está ganhando destaque por ser uma das mais tecnológicas da história. Uma imagem que circulou a internet na última semana mostra que até mesmo a bola é “conectada”. Na foto é possível ver a Al Rhila — nome dado à bola oficial da Copa do Mundo do Catar — sendo recarregadas em uma tomada.  

A “bola conectada” possui, em seu interior, um sensor de toque e movimento que fornece informações precisas para os árbitros de vídeo (VAR). Ela é capaz de enviar dados a uma frequência de 500 Hz (500 vezes por segundo). O intuito de toda essa tecnologia é evitar erros durante os jogos.

Ao receber os dados. o VAR pode alterar decisões de campo relcionadas a cartões vermelhos diretos, gols, pênaltis e até mesmo quando o árbitro aplica uma punição ao jogador errado. As informações captadas pela bola são combinados com o rastreamento de jogadores — feito por câmeras posicionadas ao redor do campo de futebol.

As bolas recarregáveis da Copa do Mundo precisam ser ligadas na tomada, pois o sensor localizado dentro delas possui uma bateria recarregável que, inclusive, pode ser recarregada por indução.

As bolas recarregáveis da Copa do Mundo não afetam a performance dos jogadores

Imagem: Reprodução/Internet

O sensor presente nas bolas recarregáveis da Copa do Mundo não afetam a performance dos jogadores durante as partidas e nem mesmo a movimentação dela mesma, já que ele é posicionado na região central.

Além dela, as tecnologias disponíveis do mundial incluem um sistema avançado de inteligência artificial, que é capaz de definir até mesmo o posicionamento dos jogadores. Assim, aqueles impedimentos “duvidosos” não existirão, pois a precisão dos dados é milimétrica. (Nós já pubicamos um texto sobre as tecnologias presentes na Copa do Catar. Clique aqui para ler)

E calma! Antes de sair correndo para comprar essa bola especial, a Adidas informou que as versões que são vendidas nas lojas oficiais não trazem essa tecnologia da Copa do Mundo.

(Com informações do Canal Tech e G1)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.