Com o objetivo de atender a um mercado cada vez mais interessado em proteínas alternativas, uma startup americana criou um queijo muçarela desenvolvido utilizando tecnologias genéticas avançadas, o “Queijo de vaca sem vaca”. Segundo a empresa New Culture, essa técnica é capaz de treinar micróbios que podem produzir proteínas animais.
De acordo com Steven Savage, Doutor em patologia vegetal, em um artigo publicado originalmente na Forbes, a empresa usa engenharia genética e fermentação de precisão para produzir caseína – principal proteína utilizada na fabricação de queijos. O produto final tem as propriedades de sabor, derretimento e alongamento do queijo convencional.
Com o Queijo de vaca sem vaca, a New Culture espera atingir aquele público vegano e até mesmo quem tem intolerância à lactose. Segundo Savage, a startup afirma que o produto será feito especificamente sem o açúcar específico encontrado no leite de vaca.
A novidade está agradando tanto, que já existe fila de pizzarias interessadas no produto. Já os consumidores, podem se inscrever em uma lisa de espera para serem os primeiros a experimentarem o queijo.
Investimento bilionário
Na última quinta-feira (3), a startup anunciou um investimento de US$ 23 bilhões da coreana CJ CheilJedang. Esse investimento vai ajudar no desenvolvimento de novos produtps e na ampliação do Queijo de vaca sem vaca.
O lançamento do produto está previsto para 2023.
(Informações da Forbes)