Uma startup norueguesa inovou ao transformar, em poucas horas, areia em solo fértil. Para conseguir o feito, a empresa Desert Control pulverizou areia com Liquid NanoClay (LNC), técnica que utiliza apenas água e argila.
O LNC foi inventado no início dos anos 2000 pelo cientista norueguês, Kristian Olesen. Para que tudo aconteça, a areia é pulverizada com o líquido argiloso, que escorre e percola a areia, transformando-a em um solo com mais capacidade de retenção de água. Assim, as plantas conseguem germinar e se desenvolver.
De acordo com uma matéria publicada pelo site Agrolink, o grande segredo da empresa é sua capacidade de transformar argila grossa em um líquido “quase tão fino quanto a água”. Ele então é pulverizado sobre areia, percolando a camada superior até algumas dezenas de centímetros. A partir daí a argila se liga às partículas de areia e forma um solo que retém a umidade. Apesar de não ser tão fértil quanto os naturais, esse solo pode sim se cultivado.
Próximos passos
Agora, o objetivo principal da Desert Control é resolver o problema enfrentado nos Emirados Árabes Unidos, que importa cerca de 90% de seus alimentos por conta do solo arenoso. Já sabemos que a tecnologia funciona, o desafio, no entando, é em relação ao alto custo.
Caso o preço seja reduzido, será possível transformar a realidade de muitos países como esse, gerando impacto na segurança alimentar e também na capacidade de muitos desses países de plantar suas próprias espécies agronômicas.
(Com informações do Agrolink)