A tecnologia presente no campo é capaz de aumentar a produção de maneira significativa. Mas, uma preocupação constante ainda gira em torno do agro: é possível expandir cada vez mais a produção enquanto praticamos uma agricultura sustentável? É sobre isso que falaremos hoje.
Em primeiro lugar é importante saber o que é agricultura sustentável
A agricultura sustentável consiste em utilizar os recursos naturais com racionalidade enquanto, ao mesmo tempo, se mantém a capacidade produtiva no campo. Através dela é possível extrair o máximo do campo, sem causar impactos negativos e nem prejudicar as futuras safras.
Isso ocorre graças a cooperação de toda a cadeia do agronegócio, que participa dessa corrente de sustentabilidade, fazendo cada um sua parte, buscando um equilíbrio entre proteção ambiental e produção.
Qual a relação da tecnologia com a agricultura sustentável
Com técnicas mais modernas de plantio, estudo de espécies e uso de tecnologia, é possível preservar as propriedades do solo de maneira íntegra para garantir muitas safras no futuro. Então, com a união de tecnologia e agricultura sustentável é possível garantir a preservação do meio ambiente e o sucesso do negócio.
Entre outras coisas, o acesso a máquinas modernas no campo proporciona maior eficiência à produção agrícola, redução nos custos de produção, diminuição dos desperdícios, diminuição da área de plantio, redução do uso de defensivos e no consumo de água.
Quais são as tecnologias disponíveis?
Se você ficou interessado no assunto, saiba que existem máquinas automatizadas que plantam e colhem com maior eficiência. Equipamentos, como os drones permitem aos agricultores terem uma visão detalhada sobre a safra, percorrendo toda a extensão da fazenda em minutos.
Existem também euipamentos que rastreiam pragas com exatidão. Com isso, o produtor consegue agir o mais rápido possível sem precisar utilizar técnicas que agridam o meio ambiente.
Já a Inteligência Artificial coleta dados e te ajuda a entender melhor a relação do plantio com os resultados de produção e o impacto no meio ambiente.
Engana-se, contudo, quem pensa que apenas a máquina vai resolver o problema. É preciso conscientização, planejamento e investimento. As prárticas do produtor também têm papel importantíssimo para a sustentabilidade e eficiência produtiva.