As vacas se alimentam apenas de grama e são capazes de produzir leite nutritivo (proteína integral). Do ponto de vista dos sistemas, as vacas são simplesmente incríveis, e melhores em seus “trabalhos” do que qualquer máquina humana poderia ser. Quando a natureza apresenta uma resposta melhor e mais completa para um problema que os humanos procuram resolver, a isso denomina-se ‘cowness’.
O que é o Cowness?
De acordo com Eben Bayer, colaborador da Forbes EUA e CEO da Ecovative, cowness nada mais é do que um conjunto incrível de habilidades de um sistema vivo, que se apresenta como soluções para problemas humanos.
“Você também pode chamá-lo de “grassness”, ou “beeness” ou ‘qualquer outra coisanes’ – quando a natureza tem uma resposta para os problemas que os humanos procuram resolver, suas soluções são geralmente melhores e mais sofisticadas do que qualquer coisa que possamos inventar.”
‘Cowness’ na prática
Fazendo uso da ciência e biotecnologia, a indústria está buscando cada vez mais maneiras de fomentar as habilidades dos sistemas vivos. Como exemplo é possível citar a empresa Colorifix, que está investindo na produção de corantes sustentáveis a partir da “edição” de bactérias.
Ainda nessa linha, de acordo com Bayer, existem na Polônia moluscos e mexilhões que, quando conectados a sensores, ajudam a avaliar a qualidade da água que abastece a região. Mais um ótimo exemplo de como a ciência está em busca de novas aplicações para sistemas vivos já existentes e que superam a inteligência humana.
“É, também, uma mensagem oportuna, pois os humanos agora entendem o suficiente sobre como a natureza funciona para saber que devemos atender às nossas necessidades em equilíbrio com seus processos. Talvez isso comece buscando mais maneiras de alavancar o que já foi projetado. Ainda há tanta ‘cowness’ a ser descoberta e utilizada, desde que não esqueçamos de procurá-la. As possibilidades são tão infinitas quanto a variedade de vida na Terra.”
Com informações de: Forbes.