Um espaço amplo, dividido em 16 grandes canteiros com as mais diversas variedades de legumes, verduras e hortaliças da estação. Essa é a vista que todo turista tem ao visitar a horta orgânica do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do Sistema Faep/Senar- PR, em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná.
A beleza do local, que já conta com duas décadas de existência, não passa despercebida nem mesmo pelos olhos dos mais novos. Por isso, não é raro ver alunos, instrutores e até mesmo estudantes tirando fotos por lá.
Quem coloca a mão na terra
Dessa forma, é um fato que a horta orgânica demanda bastante trabalho. E são dois os grandes responsáveis por colocar a mão na terra e garantir que os produtos cheguem até as mesas do refeitório do CTA: Jackson Fábio de Almeida e João Dias de Lima, ambos formados em cursos do próprio Senar-PR.
“Há 14 anos, quando comecei a trabalhar no CTA, eu não entendia nada de horta. Fiz os cursos e fui aprendendo. A gente está sempre aplicando, com capricho, o que aprende. O resultado está aí. Tanto que muita gente de fora vem querer tirar dúvida, aprender como faz para ter uma horta assim”, conta Dias de Lima.
Horta orgânica de verdade
Se o visual impressiona de primeira, o tipo de cultivo faz jus à tanta beleza. Cultivada desde os anos 200, a adubação da horta orgânica é natural, realizada com esterco animal. Assim, não há a aplicação de qualquer produto químico, nem mesmo para o controle de pragas e outros animais.
E, no fim das contas, todo esse cuidado vale a pena: é possível colher qualquer hortaliça ou verdura e comê-la na hora. Dessa forma, atualmente, a horta é autossuficiente na produção de legumes, verduras e hortaliças. Ou seja, mesmo quando há cursos, a unidade não precisa comprar produtos de outras hortas.
Dessa forma, é possível encontrar de tudo lá:
- Três tipos de alface;
- Almeirão;
- Chicória;
- Rúcula;
- Alho-poró;
- Repolho;
- Beterraba;
- Couve-chinesa;
- Rabanete;
- Salsinha;
- Jiló;
- Cebolinha, entre outras.
Com informações de: Canal Rural.