Saudades da “Colheita Feliz”? Startup desenvolve horta virtual inteligente

Quase todo brasileiro que viveu corretamente os anos 2000 já teve uma experiência de agricultor, pelo menos uma vez na vida. Estamos falando do jogo “Colheita Feliz”, do Orkut. Nele, os usuários eram fazendeiros que precisavam plantar sementes virtuais, cuidar dos animais e administrar uma fazenda virtual. Todas as atividades eram feitas sem precisar sair de casa e pisar na terra. Exatamente o que propõe a startup colombiana SiembraCo, mas dessa vez com produtos reais em uma horta de verdade!  

Com o serviço criado, o cliente pode acompanhar todo o processo produtivo, até o recebimento do produto. Este modelo de semeadura virtual, é capaz de conectar os clientes com agricultores, desde o momento do cultivo até a entrega. 

A SiembraCo existe desde 2020 e teve a ideia de criar o cultivo virtual de frutas e legumes, durante a pandemia da Covid-19, quando as pessoas estavam em isolamento social e a maioria delas só saia para comprar produtos básicos de alimentação.

Com este modelo de semeadura virtual, ou Colheita Feliz, os agricultores se conectam com os clientes desde o cultivo até a entrega. Ao todo, já foram movimentadas mais de 440 toneladas de alimentos com a inovação.

Os clientes podem verificar a lavoura, monitorar a semeadura em tempo real e até escolher entre as culturas de tomate, melancia, abóbora, pepino e milho. Quem está no campo se comunica com os agricultores virtuais, por meio de fotos e vídeos, também é feito o envio de cronogramas de cada safra, status do plantio, além da previsão de colheita.

(Com informações do Agrolink)

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.