Pesquisadores desenvolvem “cerca virtual” para proteger criação de gado

Pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, desenvolveram um novo sistema que monitora criações de bovinos através de uma “cerca virtual”. A tecnologia acompanha a rotina diária dos animais e assegura que eles se mantenham em uma área predefinida, emitindo alertas aos criadores caso ultrapassem esses limites, reduzindo riscos de fuga, furto, roubo e também de exposição a doenças.

O dispositivo eletrônico é um complemente às barreiras físicas existentes e é carregado pelos próprios animais, fornecendo sua localização em tempo real. O sistema ainda está em fase de testes. “Nas grandes criações e fazendas, caso o sistema emita um alerta de que o animal está fora da área de monitoramento, os funcionários iriam a cavalo ou de moto até o local, garantindo que esse deslocamento só será feito se houver realmente uma ocorrência ali, o que é diferente de fazer uma busca percorrendo todo o terreno”, disseram, ao Jornal da USP, o pesquisador Carlos Alberto Marincek e sua orientadora, a professora Ana Carolina de Sousa Silva, da FZEA.

Todo o trabalho foi realizado no Laboratório de Física Aplicada e Computacional (Lafac) e no Laboratório de Processamento de Sinais e Imagens (LPSI), no Departamento de Ciências Básicas (ZAB) da faculdade. “Nesta pesquisa, o sinal de radiofrequência usado para a transmissão e comunicação de dados foi o de um transceptor de radiofrequência com tecnologia LoRa, a qual permite transmissão de dados a longa distância, podendo atingir 15 quilômetros (km) em áreas rurais, com um consumo reduzido de energia elétrica”, descreveram os pesquisadores.

Cerca virtual: como assim?

Imagem: Freepik

Marincek e Ana Carolina explicam que a cerca virtual usa um GPS integrado a um dispositivo microcontrolado e gerenciado por um software, que é capaz de monitorar a rotina diária do animal e detectar se ele ultrapassou ou não os limites predefinidos pela cerca física.

Caso o animal tenha ultrapassado o limite imposto pela cerca virtual, o sistema entra em alerta e notifica a ocorrência do evento ao produtor rural, através de mensagem SMS ao seu celular. “Dessa forma, o monitoramento animal proporciona a redução de furtos e roubos, reduz o risco de fuga e pode permitir a recuperação do animal pelo fato de conhecer sua localização”, relataram os pesquisadores.

Além disso, eles ressaltam que, por não usar métodos invasivos, a cerca virtual proporciona uma melhoria no bem-estar animal.

Energia solar

Outro fator que pode ser considerado inovador, é que o equipamento é autônomo em termos energéticos, gerando sua própria energia elétrica, através do uso de um minipainel solar fotovoltaico em conjunto com uma bateria recarregável de lítio. “Um subsistema com uma unidade de medida inercial (IMU) foi integrado ao dispositivo de monitoramento para aumentar a eficiência energética”, explicaram os pesquisadores.

O monitoramento fornece o histórico dos lugares percorridos pelo animal, confirmando que se encontra em área de ocupação legal permitida, adequada para seu convívio, e comprovando que não se encontra em áreas expostas a riscos de doenças. “Estes são fatores relevantes no contexto atual, frente às atuais exigências do mercado nacional e internacional”, ressaltaram.

“A pesquisa busca, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento da pecuária no Brasil, especificamente a bovinocultura, fornecendo informações relevantes ao produtor rural, que o auxiliam no gerenciamento e controle do seu rebanho”, finalizam.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.