Em caso raro, ovelha dá a luz a quadrigêmeos desde 2017

A criação de ovelhas é uma atividade muito conhecida no mundo todo. Mas, uma coisa que você provavelmente nunca tinha visto é uma ovelha dando cria, desde 2017, apenas de cordeiros quadrigêmeos. O fato aconteceu em uma fazenda em Dois Irmãos das Missões, no Rio Grande do Sul, e tem gerado curiosidade em muita gente.

O animal, da raça Santa Inês, recebeu o nome de Dona Redonda, por conta do formato que fica durante as gestações. Ela tem pernas compridas, orelhas longas, pesa entre 50 e 60 kg e é desprovida de lã. O proprietário da fazenda, Ari Paulo Limberger, já possui a ovelha há mais de sete anos. Nesse período ela teve seis gestações que deram origem a 23 cordeiros. Uau!

Imagem: Unsplash

“Da primeira a quarta gestação foram sempre de quatro filhotes, a quinta gestação foram três e a sexta gestação foi de quatro filhotes novamente” disse Limberger afirmando ainda que na primeira vez que isso aconteceu, até registrou o fato em uma foto.

“Nas próximas vezes, sempre há uma expectativa e também muito zelo, pois sempre é necessário estar atento. Como já conhecemos a “forma” como ela fica a cada gestação, sabemos que nunca é apenas um ovino que ela está gestando”, falou.

O produtor conta que deixa o animal separada das demais ovelhas, assim como faz com todas que estão prestes a parir. Ele também deixa os medicamentos necessários todos por perto, devido ao cansaço após os partos, ainda mais sucessivos e de quatro cordeiros.

Reprodução

Após o parto uma verdadeira força tarefa é montada para dar mamadeiras aos novos “bebês”, afinal, a mamãe ovelha não consegue amamentar os quatro filhotes.

Apesar da raridade da situação, nunca houve nenhuma complicação grave. Em todas as ocasiões eles perderam apenas um dos cordeiros no parto.

(Com informações do Canal Rural)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.