Você já ouviu falar em Colheitômetro? A New Holland, fabricante de tratores e colheitadeiras, instalou em Curitiba um painel tecnológico, que atualiza em tempo real os números das colheitas das principais commodities do Brasil. O Colheitômetro utiliza fontes seguras e oficiais dos dados, além de mostrar a quantia em dinheiro que as culturas estão gerando.

O agronegócio é responsável por mais de 1/4 da economia do Brasil e quase metade das exportações em 2020, de acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura. Nos últimos dez anos, por exemplo, enquanto o PIB brasileiro encolheu 5,5%, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o da agropecuária cresceu 2,7%. Apesar de importantes, esses números não são conhecidos por todos.

“Nossa intenção é mostrar para a população, especialmente a das cidades, a força e a importância da agricultura para o país. A New Holland é uma marca que celebra o agro em todo o lugar e o papel do Colheitômetro é expor a força e representatividade do campo para que o país todo conheça e tenha orgulho da sua agricultura”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.

Além do painel físico, a fabricante disponibilizou também um site, que pode ser acessado a todo momento. Outros painéis como esse devem ser instalados em outras cidades futuramente. “A nossa inspiração para criar o Colheitômetro foram outros mecanismos, como o Impostômetro e o Devolutômetro, por exemplo, que compartilham números importantes da nossa economia”, explica o diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul, Gustavo Taniguchi.

Taniguchi explica que a maioria das pessoas desconhece a relevância que a agricultura tem para o país, por isso a importância da criação do Colheitômetro. De acordo com ele, o Colheitômetro é uma iniciativa que interage com diversas ações já desenvolvidas pela New Holland, como o movimento “Agro, quem conhece de verdade, admira”, Diálogos New Holland, entre outras, que têm o propósito de mostrar a força do agronegócio e dialogar com toda a sociedade.

“A ideia por trás dessa ferramenta é, no fundo, construir, por meio do conhecimento, uma ponte entre campo e cidade. A New Holland, como marca, entende a importância e a necessidade de comunicar e trazer informação de qualidade para a cidade com relação ao agro. O Colheitômetro é uma oportunidade de mostrar a todo mundo, de maneira clara e em tempo real, a força e a importância do agro para o nosso país. Somos uma marca próxima dos agricultores e agricultoras e entendemos os desafios dessa atividade. Queremos mostrar para todos o trabalho dos nossos agricultores e agricultoras. Por isso, vemos essa iniciativa como uma ‘janela’ entre o campo e a cidade”, destaca.

Como funciona o Colheitômetro?

A Interface de Programação de Aplicação (API, na sigla em inglês) do Colheitômetro permite mostrar dados de produção (em toneladas) das culturas de soja, milho, arroz, cana e trigo, divididos por cultura. Futuramente outras culturas serão acrescentadas à base de dados do contador digital.

O Colheitômetro utiliza informações oficiais, atualizadas em tempo real, com base no histórico e no cruzamento de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IBGE e Cepea-Esalq/USP e de outras fontes. Através de algoritmos internos, esses dados são incrementados conforme as previsões de colheita.

“O Colheitômetro vai nos ajudar a mostrar o trabalho de quem muitas vezes está distante dos holofotes e faz a diferença para toda a sociedade, desde o grande produtor até os agricultores familiares, passando pelas cooperativas e associações ligadas à produção de alimentos. Queremos valorizar o suor derramado no campo, as batalhas e o que eles fazem para produzir os alimentos que abastecem o planeta. Vamos sempre estar imbuídos em encontrar caminhos para promover o agronegócio”, diz Miotto.

(Com informações de Ag Evolution)