Os esforços para colonizar marte não param. Durante a 26ª missão comercial de abastecimento da SpaceX, a NASA pretende levar, na bagagem, tomates especiais. O objetivo com isso é desenvolver um sistema de produção viável lá no alto.
Um dos grandes desafios dessa missão, contudo, é que o prazo de validade de algumas vitaminas, nutrientes e produtos farmacêuticos que vão na bagagem é curto para missões longas. O chefe da Divisão de Bioengenharia e Biociências Espaciais, Jhon Hogan, disse em entrevista coletiva que o mesmo tipo de tomate levado ao espaço será cultivado na Terra em condições que imitam a Estação Espacial Internacional. Assim, eles conseguem avaliar o impacto do cultivo nos dois lugares.
O sistema de produção escolhido para cultivar os tomates é o mesmo da produção de hortaliças. Para isso, usarão também as almofadas de plantas, ou bolsas de cultivo espacial, que serão ventiladas com substratos cerâmicos.
Os frutos serão colhidos três vezes em cem dias e seus sabores serão avaliados pelos astronautas agricultores. Outro fator analisado por eles será o humor e quaisquer benefícios psicológicos que o cultivo da planta possa ter para quem está em missão.
(Com informações do Agrolink)