A ansiedade para o início da Copa do Catar não existe apenas pelas disputas em campo, mas por toda a tecnologia que o país usou para o evento. Essa tecnologia, segundo o CEO da Copa do Mundo da FIFA, Nasser Al Khater, é um dos valores essenciais do torneio. O que se espera é um espetáculo que vai muito além dos gramados.
Khater disse que podemos esperar um evento high-tech que vai muito além de tudo o que já foi visto em outras competições. Por lá, a inteligência artificial (IA) ditará as regras para provar que o país do Oriente Médio tem muito mais a oferecer do que apenas petróleo.
Estádio de Lego
Um dos destaques desta edição da Copa é o Estádio 974. O número escohido para o nome não é aleatório. Ele remete ao código telefônico internacional do Catar e à quantidade de contêineres usados em sua construção. O local foi “literalmente” montado exclusivamente para o evento, como um Lego gigante, no centro de Doha.
Segundo os desenvolvedores, isso foi feito para evitar que uma obra dessas, erguida no meio do deserto, ficasse sem função. Quando o último jogo no local acontecer, ele será desmontado e o material usado será reaproveitado em outros projetos.
Mais eficiência no VAR
Até o famoso VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) ganhou um upgrade nessa Copa. Com o sistema semiautomático de impedimento, os árbitros poderão contar com 12 câmeras de rastreamento, conectadas a um dispositivo de inteligência artificial, que emitirá um alerta automático para indicar que tem algum jogador impedido. Com isso, os lances duvidosos não existirão e os jogos ganharão mais agilidade.
Sistema de resfriamento
Para proporcionar mais conforto aos torcedores, que estarão em um país que chega aos 40ºC com facilidade, os estádios contarão com uma tecnologia de refrigeração. Com ela será garantida uma temperatura mais amenia para que todos, inclusive os jogadores, tenham mais conforto.
É a primeira vez que um sistema inteligente de resfriamento será usado durante um evento desse porte.
LED nos estádios
De acordo com os organizadores, todos os estádios da Copa consumirão aproximadamente 40% menos energia do que uma arena comum. Isso acontecerá graças à iluminação LED, que é mais eficiente, sustentável e possuiuma vida útil maior. Os eventos visuaos da abertura e encerramento do evento também contarão com esse tipo de lâmpada.
Telhados retráteis
Pensados para complementar o sistema de resfriamento, os estádios da Copa contarão com telhados retráteis. Eles poderão ser abertos ou fechados dependendo do clima. Isso vai ajudar a manter uma temperatura agradável durante os jogos e ainda colaborará com a economia de energia e água.
Anergia eólica
Para gerar energia capaz de carregar os celulares de todo mundo, foram instaladas turbinas eólicas de sombreamento em conjunto com painéis solares fotovoltaicos. Quem quiser dar uma carga em seu smartphone poderá utilizar cabos com portas USB ou então um sistema de regarda sem fio de última geração.
Conexão 5G
Outra novidade é a conexão 5G que será disponível aos torcedores, que poderão assistir aos jogos utilizando, inclusive, aparelhos de realidade virtual e aumentada em tempo real.
Deu para perceber que a Copa mais high-tech do planeta vai agradar tanto os amantes de futebol, quanto os fanáticos por tecnologia!
Gostou desta matéria? Assine o Café com Inovação, a Newsletter da Digital Agro, e seja informado com as últimas novidade sobre tecnologia, inovação e agronegócio. CLIQUE AQUI e inscreva-se.