A Tesla, empresa de carros elétricos do bilionário Elon Musk, apresentou ao mundo no último dia 30 o primeiro protótipo do seu mais novo robô humanoide. Batizado de Optimus, ou Tesla Bot, ele consegue andar, carregar objetos e até regar plantas. O protótipo apresentado servirá como base para uma versão que será fabricada no futuro.
Em seu site, a empresa diz que o robô será capaz de realizar tarefas “perigosas, repetitivas ou chatas”. “Nosso objetivo é fazer um robô humanoide útil o mais rápido possível”, afirmou Musk. Ele ainda disse que o projeto do Optimus estará pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027.
Com mais essa invenção, o objetivo da Tesla, segundo Musk, é ser vista como líder na área da inteligência artificial e não apenas uma empresa que desenvolve carros legais. Ele inclusive disse que o Optimus terá diversas melhorias e “será incrível em 5 ou 10 anos”.
O CEO da empresa ainda afirmou que está utilizando a experiência com os carros para criar os humanoides. O projeto foi desenvolvido com a mesma disciplina usada para projetar um carro, ou seja, para fabricação. A ideia central é fazer o robô em grande volume, com custo baixo e maior responsabilidade.
O bilionário deseja produzir milhões de unidades do dispositivo e vendê-lo por menos de US$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil). “O Optimus é projetado para ser um robô extremamente capaz, mas feito em volume muito grande, provavelmente milhões de unidades”, finalizou.
(Com informações Orcul)