O mundo de hoje pede agilidade e facilidade. Aquela frase que diz que “tempo é dinheiro” nunca foi tão real. Pensando nisso, uma empresa desenvolveu um aplicativo que conecta empresas em busca de fretes rodoviários a inúmeros transportadores autônomos.

O aplicativo Trato existe desde 2019. Inicialmente ele servia para para facilitar o agendamento da chegada de cargas nos terminais da VLI, que opera ferrovias e portos em praticamente todo o país. Agora ele funciona como um Tinder dos caminhoneiros.

Já são quase 200 mil acessos e mais de 22 mil fretes contratados. Os fretes possuem foco no agronegócio e têm um valor médio de R$ 300. A soja representa 53,9% de toda a mercadoria transportada. Em segundo lugar, vem o milho (24,3%), seguido por fertilizantes (14,2%) e açúcar e calcário (empatados em 3,8%).

Segundo os desenvolvedores, o objetivo é transformar o aplicativo em um “marketplace de serviços para caminhoneiros”. Além dos fretes, a plataforma oferece descontos em oficinas de manutenção, lojas de autopeças e serviços de alimentação e saúde. O próximo passo, que está em desenvolvimento, é habilitar a opção de pagamento e outros serviços pelo app.

“O caminhoneiro precisa de suporte em uma série de operações e atividades, inclusive para conseguir reduzir custos”, disse Vanderlei Marques, CEO e fundador da Trato.

Atualmente o trajeto mais solicitado fica no Rio Grande do Sul e teve quase 2 mil acessos, acompanhada de perto pelo frete entre Grajaú e Porto Velho, nas regiões Norte e Nordeste (mais de 840 cliques). Rotas no Tocantins e no transporte de mercadorias entre o Mato Grosso e o porto de Paranaguá, no Paraná, também bem cotadas.

De acordo com Marques o aplicativo foi criado quando ele ainda trabalhava na VLI, onde atuou por cinco anos em cargos de liderança. O projeto muito estratégico e demandou dois anos de investimentos. Na primeira fase, ainda dentro da VLI, recebeu um aporte de 90 milhões de reais. Depois, já sozinho, captou outros 50 milhões de reais.

Atualmente o Trato posusi mais de 85 mil usuários cadastrados. “Estamos crescendo com um serviço que ajuda a promover o bem-estar dos caminhoneiros e aumentar sua receita”, disse Marques.

(Com informações de Exame)