Gramado congelado e água dessalinizada: como é o tratamento inovador dos estádios da Copa do Catar

Estamos em ano de Copa do Mundo e não são apenas os jogadores que precisam se preparar para os jogos! No Catar, uma equipe de profissionais está aplicando técnicas inovadoras para melhorar a qualidade da grama dos estádios onde serão os jogos.

A temperatura no estado do Golfo pode chegar aos 40ºC em dezembro! Por isso, os responsáveis estão tentando “imitar o inverno”, para garantir as melhores condições do gramado. Entre as técnicas eles vão apostar em um sistema que libera ar gelado na grama. É como se o estádio tivesse um dia de spa! E o tratamento especial não para por aí! Os campos são regados com água do mar dessalinizada em um processo de uso intensivo de energia.

A equipe mantém 144 campos em perfeito estado utilizando esse sistema. “As condições do tempo e o clima, juntamente com o nível de critérios de desempenho que estabelecemos para nós mesmos, tornam extremamente desafiador desenvolver o produto de que precisamos. Mas conseguimos”, disse à Forbes Agro, Haitham Al Shareef, engenheiro civil sudanês que trabalha nos campos do Catar desde 2007.

De acordo com o engenheiro, o Catar transporta anualmente 140 toneladas de sementes de grama dos Estados Unidos em aeronaves climatizadas. Durante o inverno, cada campo utiliza 10.000 litros de água dessalinizada todos os dias. No verão esse número aumenta para 50.000 litros.

Para estarem preparados para qualquer imprevisto, o país possui uma reserva de grama de 425.000 metros quadrados – cerca de 40 campos de futebol –, que está sendo cultivada em uma fazenda ao norte de Doha.

(Com informações Forbes Agro)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.