Uma empresa suíça está oferecendo dois softwares gratuitos para o sensoriamento remoto de lavouras. As tecnologias da OneSoil medem o índice de vegetação (NDVI) gerado por satélite para a análise agrícola e informações sobre o estado das plantas.

O aplicativo Web facilita o monitoramento remoto de lavouras, a criação de mapas de aplicação de sementes e fertilizantes em taxa variável e a visualização de dados de campo. E o aplicativo móvel, o OneSoil Scouting, além dos recursos já mencionados, permite ao usuário fazer anotações sobre o campo e ainda funciona no modo off-line, o que é muito útil no dia a dia do campo.

Para usar o recurso, basta baixar o aplicativo móvel OneSoil Scouting para iOS ou Android ou se registrar no aplicativo Web. Ambos são gratuitos. Ambas as versões otimizam o tempo de trabalho e economizam dinheiro em suprimentos. O NDVI, que é o índice utilizado pela OneSoil, mede a quantidade e a qualidade da vegetação em uma determinada área durante o estágio de crescimento das culturas.

Por meio de cálculos realizados a partir de imagens de satélite, é possível avaliar a condição exata de uma plantação, o que é um grande auxílio aos produtores. “Temos a expectativa de transformar a maneira como o agricultor brasileiro monitora suas plantações atualmente, oferecendo dados precisos que simplifiquem seu trabalho”, reforça Slava Mazai, CEO da OneSoil.

Agilidade

O engenheiro agrônomo Rodrigo Zimmer, de Guarapuava (PR), contou ao site Agevolution que o aplicativo ajudou a economizar uma grande quantia de dinheiro na aplicação de reguladores de crescimento. “Nossa plantação de cevada foi atingida por uma geada que prejudicou muito as plantas em algumas partes do talhão. Ao usarmos os dados da OneSoil para criar um mapa de aplicação em taxa variável de reguladores de crescimento, pudemos ver que, nessas áreas afetadas, não precisaríamos usar o produto, o que nos ajudou a economizar cerca de US$ 10 mil”, disse.

Ele também utiliza a tecnologia para aplicação em taxa variável de semente e monitoramento da saúde vegetativa da planta.

A OneSoil já oferece soluções a mais de 300 mil agricultores e consultores agrícolas em 183 países, cobrindo 6% do total de terras aráveis ​​do mundo, o que corresponde a 90 milhões de hectares. No Brasil, atende atualmente 52 mil usuários e cobre 32% das terras (17,9 milhões de hectares), número esse que a empresa espera aumentar para 50% dentro de dois anos.

Os aplicativos OneSoil são executados por meio de imagens de satélite, algoritmos de aprendizado de máquinas e análises de Big Data. Além disso, a companhia fornece soluções analíticas e tecnológicas para grandes empresas agrícolas.

Para baixar os aplicativos gratuitamente, clique aqui.

(Com informações de Agevolution)